Ato/r criador - Educação e arte popular como leitura de mundo em Paulo Freire



Depois de assistir às apresentações de tantos artistas na mesa[1], estou aqui pensando como vou me virar, afinal sou apenas um professor. Mas aí eu já posso citar Paulo Freire (2011, p. 45) que disse no seu livro Cartas á Guiné-Bissau: “o educador é um político e um artista”. Então eu também posso me sentir um artista para conversar aqui com vocês. 

Por outro lado, gostaria de iniciar a minha participação observando que para o candidato com a maior intenção de votos na eleição presidencial, Paulo Freire precisa ser expurgado da educação brasileira. Fonte: Proposta de Plano de Governo do candidato fascista, página 46. A ignorância do candidato Bozo sobre a educação brasileira é notável. A má fé também. A questão que realmente importa é a seguinte: Por que a investida autoritária contra Paulo Freire agora?
                
A propósito, há um episódio biográfico sobre Paulo Freire que é oportuno lembrar agora. Quando foi preso após o golpe de 1964, em uma ocasião foi procurado por um tenente que perguntou se ele não poderia alfabetizar os recrutas que não sabiam ler. Paulo Freire (1987, p. 49) respondeu, “Mas, meu querido tenente, eu estou preso exatamente por causa disso!”. Depois completa: “Se o senhor fala nessa estória de que vai convidar o Paulo Freire para alfabetizar os recrutas, o senhor vai para a cadeia também. Não dá!”
                
A história contada por Paulo Freire é praticamente uma anedota, mas é um episódio bastante significativo para nos darmos conta de como ele foi perseguido pela Ditadura Civil-Militar e porque mesmo após a sua partida, em 1997, ainda é acossado. O motivo está no caráter popular do seu pensamento educacional. O chamado Método Paulo Freire não é tão somente um método para aprender a ler e escrever, essa é a questão da repulsa que provoca entre as classes dominantes e os golpistas de sempre.  
                
Os primeiros passos da prática do Método Paulo Freire são bastante reveladores sobre todo o caminho que será percorrido através dele. O primeiro momento é o levantamento do “universo vocabular” do grupo que será alfabetizado, quando são pesquisadas as “palavras geradoras”, palavras, indicam Paulo Freire (1994, p. 120), carregadas de “sentido existencial” e que possuem maior “conteúdo emocional”. São, portanto, “expressões particulares, vocábulos ligados à experiência do grupo”. Importante observar que se trata de um momento realizado com os indivíduos do lugar, através de encontros e conversas feitos com eles.

A relação de troca e correspondência com os populares é  inseparável do Método e mais amplamente da concepção de educação de Paulo Freire. Para explicitar a importância da educação popular e do pertencimento, vou remeter a um acontecimento da última semana que comoveu muitos professores no país. Estou falando do professor Thiago Conceição, agredido por alunos em uma unidade escolar da rede municipal de Rio das Ostras Chocaram as imagens do professor atacado em sala de aula. Afinal, aonde vamos chegar no magistério com esses alunos? 

A questão é a seguinte: a agressão precisa ser punida. No entanto, a juventude popular está abandonada nas escolas. Não estou me referindo às condições particulares da escola do professor Thiago Conceição, mas falando de forma mais ampla sobre a educação pública. Apesar de todos os esforços dos seus profissionais e dos resultados possíveis alcançados pelos alunos, o que quero dizer é que a concepção de educação que predomina não é orientada pelo paradigma da educação popular. Não são escolas feitas para eles, na verdade. É preciso dedicar-se ao “sentido existencial” desses jovens para estar com eles verdadeiramente nas escolas.

Portanto, não existe Paulo Freire para ser expurgado das escolas, ele não está lá. 

Então, o caminho não é militarizar a escola, mas conhecer mais esses jovens e com eles construir a educação que precisam. As trajetórias desses jovens precisam vir à tona através das suas palavras, das suas narrativas, das suas práticas e das suas vivências. Sem esse encontro e essa correspondência, eu sinto muito, a tendência é ficar pior. E por quê? A universalização da escola não acompanhou adequadamente o ingresso da infância e da juventude popular. Somente a democratização da escola, e não a sua militarização, poderá fazê-la prosperar. Sem essa implicação com o elemento popular, não há saída.                 

O paradigma da educação popular é ameaçador porque ele propõe a “leitura de mundo” do educando como um ato criador da sua libertação. 

Na conferência de abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, em 1981, disse Paulo Freire (2011, p. 28): “Sempre vi a alfabetização de adultos como um ato político e um ato de conhecimento, por isso mesmo, como ato criador”.  E o que faz da educação propriamente um ator criador? Referindo-se à alfabetização, Paulo Freire (ibidem, p. 29) observa: (Ela) “é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral”. Ou seja, com a alfabetização, nossa “leitura de mundo” transforma-se também porque torna-se mais ampla a nossa competência para compreender e atuar no mundo. 

Uma frase, praticamente um aforismo, muito citada de Paulo Freire (ibidem p. 19) diz o seguinte: “A leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Mesmo sem a capacidade da leitura e da escrita já realizamos uma “leitura de mundo”, é claro. Mais adiante, Paulo Freire (ibidem, p. 29) completa: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele”. A aquisição da “leitura da palavra” é um ator criador porque com ela está dada outra condição para a nossa “leitura de mundo”, uma possibilidade para uma compreensão mais extensa sobre a nossa existência no mundo. 

Observando novamente o Método Paulo Freire, podemos afirmar que educação para Paulo Freire é uma prática que nos permite uma contextualização no mundo e ao mesmo tempo a sua transformação. Observando as sucessivas etapas do Método, partindo das “palavras geradoras” e das “situações existenciais”, o que se propõe é a descoberta da realidade social e histórica da nossa existência para a sua transformação como um ato político. Através das suas próprias palavras, diz Paulo Freire (1994, p. 112): “Partíamos de que a posição normal do homem (...), era a de não apenas estar no mundo, mas com ele”.    

Estar no mundo e com ele significa uma presença mais atuante, tomando-o um objeto da nossa existência. Através da educação estão dadas outras possibilidades para nos apropriarmos das nossas condições existenciais e atuarmos para a sua transformação. Portanto, educação como prática da liberdade – a propósito, título de um livro de Paulo Freire. A educação para Paulo Freire é, sobretudo, uma prática transformadora da vida em uma direção emancipatória, por isso uma “pedagogia do oprimido” e uma “pedagogia da autonomia”, também outros títulos de seus livros.

Através da educação, criamos outras realidades existenciais. Partindo, então, dessa compreensão, o que dizer agora da “arte popular”? – Motivo do nosso encontro aqui. Qual a sua relação com a educação libertadora de Paulo Freire? O encontro entre educação popular e arte popular acontece através das leituras de mundo. A arte popular é, ela mesma, uma “leitura de mundo”, porque nela também existe o acontecimento criador que Paulo Freire nos fala, que já existe antes mesmo da leitura da palavra. 

É importante notar que Paulo Freire (ibidem, p. 117) reconhecia plenamente o caráter criador da cultura popular, considerando “que tanto é cultura o boneco de barro feito pelas artistas (...), como cultura é a obra de um grande escultor (...). Que cultura é a poesia dos poetas letrados de seu país, como também a poesia de seu cancioneiro popular”. A cultura popular é o ponto de partida da educação popular. A cultura popular já é uma leitura de mundo e com ela e nunca contra ela que se propõe fazer a educação popular.

Referindo-se às conversas com populares que visam saber sobre suas condições existenciais e coletar as palavras geradoras, diz Paulo Freire (ibidem, p. 120), em um comentário magnífico, que esses encontros revelam “momentos altamente estéticos da linguagem do povo”. Como exemplo, ele cita algumas frases, vou reproduzir duas delas: “é duro de se viver, porque janeiro é cabra danado para judiar de nós” e “Eu tenho a escola do mundo”. Indiscutível o valor estético dessas elaborações. O que hoje a contemporaneidade nos desafia é descobrir onde estão esses “momentos altamente estéticos” entre os jovens das classes populares. Eles existem. 

De modo ilustrativo, poderíamos voltar a examinar as cenas que envolveram a agressão ao professor Thiago. São imagens editadas da realidade, elas não nos mostram tudo o que precisamos saber para uma análise do estado da educação pública no país. Mais uma vez observo, não estou me detendo especificamente naquela escola, que aliás nem conheço, apenas usando um acontecimento que causou grande comoção entre as pessoas para entrar na questão da educação pública hoje. Precisamos nos perguntar, qual a experiência cultural dos jovens das classes populares nas escolas? Qual vida estética da escola pública popular encontramos?  

O que estou querendo dizer é o seguinte: Todos esses jovens têm antecedentes culturais. Para saber da educação brasileira, é preciso ver não apenas um vídeo com jovens agredindo um professor, mas ver também qual legitimidade a educação pública atribui à vida pregressa das populações que hoje frequentam essas escolas. O pertencimento cultural é o “conteúdo emocional” das gentes, esse reconhecimento precisa ser pleno para a “escola de qualidade”. De uma certa maneira, é assim que funciona para as classes médias, precisa ser do mesmo modo para as classes populares. 

Não gostaria de ser dualista às avessas e dizer que as classes populares precisam de uma escola e as classes médias de outra. O que estou dizendo é que a escola pública não observa, pelo menos não de modo adequado e suficiente, as trajetórias, as biografias sociais e as experiências coletivas de quem nela estuda. Aqui estou me detendo apenas à essa questão. O problema de um projeto de nação eu não estou levando em conta agora. Estou pensando de modo mais direto o problema da escola pública popular e como questões de cultura são da maior importância para democratizar o ensino dessa maioria. 

Nesse sentido, a arte popular tem um papel civilizatório: resistir à indiferença cultural hoje praticada nas escolas e interpor entre os seus cotidianos e a presença dos jovens, um sentido libertador, criador de uma outra presença no mundo.
                 
Referências

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
               
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

______. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história 1, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.



[1] Participação na mesa Arte pública e desenvolvimento social, da V Semana Acadêmica do Curso de Belas Artes da UFRRJ, no dia 27 de setembro de 2018, em Seropédica, na UFRRJ.

Comentários

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  2. Parabéns, que boniteza de texto. Levarei para debate e reflexão dos meus alunos e colegas, professores da universidade pública. Obrigada por palavras tão inspiradoras. Abs

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