BERINO, Aristóteles. Paulo Freire. Rural Semanal - Informativo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Ano XXVI - n. 04, p. 2, 20-26 de maio/2019.
O cinema de animação sempre conduziu nosso olhar para formas e cores imaginárias. Um mundo bem diferente do nosso cotidiano é desenhado e nele projetamos também nossas fantasias. A animação é criação do artista e cenário encantador para as nossas fábulas. Adoráveis as animações que podem apresentar mundos mágicos e ainda sondar nossas próprias ficções, muitas vezes surpreendentes. A trama do desejo só aparece no final da história, quando segredos são revelados, às vezes na direção contrária do que parecia esperado. Em uma aldeia na África, Kiriku nasce como uma criança incomum. Nasce sozinha e falando. Seus familiares e vizinhos estão assustados com Karabá, a feiticeira. Ela é má. Comeu os homens adultos que tentaram enfrentá-la. Kiriku vai também ao seu encontro. Kiriku está com seu tio, que inicialmente resiste em contar com a companhia da pequena criança. Depois de enganar a feiticeira no primeiro encontro, Kiriku pergunta para o tio o motivo de Karabá ser má....
Carregadoras de Sonhos , dirigido por Deivison Fiuza, é um filme excepcional, por mais de um motivo. Com quase 70´, é praticamente um documentário longa metragem protagonizado por quatro professoras, tema bastante incomum na produção do audiovisual nacional. A produção do filme é de um sindicato, o SINTESE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica de Sergipe. Não conheço nenhuma outra iniciativa parecida de sindicato de profissionais da educação. Como obra artística, é um filme bastante interessante também. Conheci o filme através de uma cópia em DVD distribuída em uma embalagem compacta que foi encartada como brinde em uma edição da Revista Fórum. Atualmente, o filme pode ser encontrado no YouTube também. O adicional da cópia em DVD são os extras do filme. Os frames que vou mostrar aqui foram extraídos da reprodução do filme no YouTube. O filme é construído mostrando a difícil jornada diária das professoras Edielma, Marta, Maraisa e Rose. Não ap...
Aproveito a ocasição do último Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM de 2017, para escrever sobre o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho . Pensando na redação proposta aos candidatos, sobre os “Desafios para a formação educacionalde surdos no Brasil” , eu me lembrei do filme de 2014, dirigido pelo Daniel Ribeiro. Uma recordação provocada pela polêmica que o tema proposto causou imediatamente nas redes sociais após a sua divulgação. Ao ler o texto da proposta de redação, a primeira impressão que eu tive é a de que estava lendo uma questão para um concurso destinado à seleção de especialista em Pedagogia ou ainda para ingresso em um Mestrado em Educação. Ainda tenho dúvidas sobre o público-alvo da proposta de redação, no entanto, estou certo sobre a temática cidadã e a legitimidade do problema. Eu me lembrei do filme porque constitui uma oportunidade de debater o assunto. O primeiro “texto motivador” da redação apresenta artigos da LDB que determinam o direito da pessoa com d...
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